Administração pública e sociedade
1. Quais as principais deficiências do Mercosul apontadas pelos autores?
As principais deficiências apontadas pelos autores referem-se às atitudes individualistas e desfavoráveis dos países pertencentes ao bloco. Essas atitudes comprometem o avanço e a consolidação do Mercosul devido, sobretudo, ao protecionismo praticado pelos países membros. Dessa forma, as deficiências do bloco são observadas a partir da ausência de alinhamento dos países membros em relação a três dimensões, são elas: a utilitária (interesses comuns), a normativa (símbolos, valores, sentimentos interiorizados pelos países membros) e a coercitiva (existência de um potencial de coerção ao serviço da comunidade). Diante dessas deficiências, o bloco ainda não conseguiu adaptar suas políticas internas, tampouco, harmonizar as legislações nacionais, contribuindo fortemente para o agravamento do processo de consolidação do Mercosul.
2. Que especificidades são destacadas no texto que distingue o modelo de integração no Mercosul da União Europeia?
O processo de integração da União Europeia e do Mercosul é amplamente assimétrico devido as diferenças decorrentes das características, condições e interesses. As diferenças se dão ainda nas dimensões e no grau de interação entre os blocos. Apesar disso, os autores destacam que foi no modelo europeu que o Mercosul se inspirou.
Os dois blocos de integração têm como base o mercado comum. O Mercosul apresentou o modelo de integração do tipo inter-estatal (normas são antes internalizadas pelos membros do bloco), enquanto que a União Europeia destacou-se com a integração supranacional (normas com caráter de obrigatoriedade).
Para a efetividade da integração econômica regional é necessário um suporte jurídico comum o que de fato a União Europeia