Petição
POLÍCIA MILITAR
DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO – DEI
CENTRO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO – CFA
GELCILEI COSTA DA SILVA – 1º PELOTÃO
A EXTINÇÃO DA POLÍCIA MILITAR
MACAPÁ-AP
2013
GELCILEI COSTA DA SILVA
A EXTINÇÃO DA POLÍCIA MILITAR
Trabalho apresentado à professora da Disciplina Língua e Comunicação, da Turma 2013, do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos – CAS, Polícia Militar do Amapá, como pré-requisito parcial para avaliação.
MACAPÁ – AP
2013
A Polícia Militar tem se mostrado como sendo um Órgão componente da Segurança Pública de grande importância para a manutenção da Ordem Pública. Porém, não raras vezes tem sido alvo de críticas advindas de longas datas, geralmente no que concerne a sua funcionalidade e existência no seio de uma sociedade eminentemente democrática.
Cabe-nos considerar que a história de nossa sociedade passou por mudanças significativas recentes, qual seja o melhor e mais usual exemplo, a transformação de uma sociedade administrada por um regime rígido militar à uma sociedade democrática, onde bem estar do cidadão é o centro das atenções.
É sabido e não podemos nos furtar da realidade de que a Polícia Militar durante o Regime Ditatorial cometeu inúmeros desrespeito aos direitos do cidadão. Isso se deve, ao meu ver, à realidade do momento histórico, o qual devemos frisar, era um momento de pós-guerra, onde a humanidade estava perplexa, amedrontada, e os governos buscavam formas de se auto sustentar no poder. Para isso, frequentemente se utilizavam da força policial de modo deliberado, de forma que a polícia era mero instrumento de força e braço armado do Estado.
Esta