gestão escolar
É de extrema importância que se tenha uma escola que corresponda às atuais exigências da vida social.
A gestão escolar pressupõe uma gestão democrática, que deve ser entendida como um espaço de participação, de descentralização do poder e de exercício de cidadania. A gestão escolar situa-se no âmbito da escola e trata das tarefas que estão sob a sua responsabilidade, ou seja, procura promover o ensino e a aprendizagem para todos.
A democratização começa no interior da escola, por meio da criação de espaços nos quais professores, funcionários, alunos, pais e encarregados de educação possam discutir criticamente o quotidiano escolar, formando cidadãos interventivos, responsáveis e oferecer, ainda, a possibilidade de apreensão de competências e habilidades necessárias e facilitadoras da inserção ativa, na sociedade.
É necessário considerar a escola como o espaço próprio da difusão do conhecimento sistematizado e formal. A escola é a instituição que foi criada para a socialização do saber sistematizado. Para que a escola avance nos seus objetivos é necessário que exista uma boa gestão por trás deles.
Cada escola deve elaborar e executar a sua proposta pedagógica; orientar/liderar funcionários, recursos materiais e financeiros; promover o ensino-aprendizem do aluno, proporcionando meios para a sua recuperação; e articular-se com as famílias e comunidade, proporcionando um processo de integração.
Na gestão é importante a participação de todos os agentes que contribuem de forma direta ou indireta nos processos de organização da escola. O sucesso escolar dos alunos