Gestão escolar
PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR
GESTÃO ESCOLAR: GESTOR ESCOLAR E CONSELHO PARTICIPATIVO
SILVANE MARIS DE ARAUJO CASTILHOS
Porto Alegre
2013
GESTÃO ESCOLAR: GESTOR ESCOLAR E CONSELHO PARTICIPATIVO
SILVANE MARIS DE ARAUJO CASTILHOS 1
RESUMO
O presente artigo aborda questões sobre o papel do Gestor Escolar na condução e desenvolvimento de processos de gestão de qualidade, baseados na união de toda a comunidade escolar, a integração escola-familia e na participação de um Conselho Escolar ativo e participativo. A metodologia utilizada foi á pesquisa bibliográfica, buscando subsídios para um melhor entendimento sobre o papel deste profissional, junto á comunidade escolar; assim como o Conselho Escolar, que é uma estrutura representativa, onde juntos compõem o núcleo de decisão da escola para um melhor ensino-aprendizagem, onde os resultados positivos contemplarão a todos.
Palavras-chave: gestor escolar e Conselho Escolar participativo
Introdução
O assunto a ser apresentado neste trabalho é de extrema importância, pois pretende contribuir na definição do papel do gestor escolar e de um Conselho Escolar participativo, como eles podem contribuir de maneira eficiente e eficaz na garantia de uma educação de qualidade, em que, por meio de práticas cotidianas, se busquem caminhos que visem à participação de todos e a integração da família com a escola.
Há quem pense que o papel do gestor escolar, ou diretor como é popularmente chamado, é fácil, mas seu trabalho não se limita a ficar sentado atrás de uma mesa na sala reservada a direção, preenchendo planilhas e solicitando a reposição de materiais. Ao contrário, o gestor da escola é a cabeça que pensa nos detalhes para que não só a educação naquele espaço escolar seja de qualidade, mas também que o atendimento à comunidade, pais, alunos e funcionários, seja o