Gestão Escolar
A instituição escolar é formada na sua estrutura por pessoas e para que ela seja uma instituição integradora é necessário que o gestor, o corpo docente e discente trabalhem em harmonia, ou seja, tenham objetivos comuns, que no caso da escola é buscar por uma educação de qualidade para todos. É neste contexto que aborda-se a importância do gestor escolar, seu papel e atribuições para que a instituição escolar desenvolva um trabalho de humanização e disseminação do conhecimento através de um conjunto composto por filosofias, políticas, procedimentos, ações, reflexões.
Os gestores devem assumir seu papel de educador, que se envolva e responsabilize pela educação e aprendizagem despertando, estimulando os educandos ao processo de aprendizagem ativa e contínua, pois são agentes de disseminação, consolidação e transformação da cultura.
O gestor, como agente de mudança, necessita trabalhar constantemente para desenvolver a capacidade de autorrenovação interna de seu pessoal e de sua organização como um todo. Ter visão clara para a organização de oportunidades de capacitação pedagógica e avaliação geral do sistema de ensino da instituição.
A instituição escolar depende de seus profissionais, que devem exercer o papel de líderes, que sejam talentosos, afetuosos e preparados para aplicar seus conhecimentos na sua atuação para proporcionar aos educandos conhecimento reflexivo, em relação à realidade atual.
2 OBJETIVOS
Refletir a presença do modelo de gestão democrática efetivada na escola pública, possibilitando aos segmentos menos favorecidos uma ampla participação na construção e no direcionamento das ações educativas efetivadas na escola.
Analisar os novos desafios à gestão escolar em face das novas demandas que a escola enfrenta, no contexto de uma sociedade que se democratiza e se transforma. Identificar a função do gestor escolar frente ao processo de planejar coletivamente em busca da gestão democrática e como se dá a construção do