FUNDAMENTOS FILOSOFICOS DA EDUCAÇÃO
ROSILAINE MARIA CASTOLDI WANDSCHER RU: 1159464 TURMA: 2014-02
PORTFÓLIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL
CORRENTES FILOSÓFICAS DA EDUCAÇÃO
Neste trabalho são abordados alguns fundamentos filosóficos da Educação. A partir da discussão sobre a busca da verdade são apresentados trabalhos de pensadores que embasaram as principais correntes da Filosofia relacionada ao processo educativo.
A análise considera o pensamento do naturalismo, do positivismo, do materialismo dialético, bem como da fenomenologia, do existencialismo, do estruturalismo, do pragmatismo e da filosofia analítica, sob o olhar de José Antônio Vasconcelos, autor do livro: Fundamentos Filosóficos da Educação.
O objetivo é que, ao final, seja possível ter condições de fazer uma reflexão sobre as teorias e práticas pedagógicas com base no pensamento filosófico.
1. A FILOSOFIA E A BUSCA DA VERDADE
Como sabemos, o pensamento, é uma atividade comum a todo gênero humano. A filosofia propõe educar o pensamento de modo rigoroso, tornando-o um pensamento questionador, que se coloque acima do senso comum O Objetivo desse ensino é o formar um sujeito, uma pessoa ou um cidadão mais consciente de si e da realidade que o cerca.
Uma das questões mais discutidas envolvia o problema da verdade. Várias foram as discussões, e nenhuma delas trouxe uma solução, pois o conhecimento é sempre duvidoso, parcial e subjetivo. O que para um pode ser bom, pode não ser para o outro. Pensando nisto e tentando desenvolver as ideias sofistas, filósofos gregos começaram a pensar como Sócrates, Aristóteles e Platão.
Na concepção platônica, as idéias são seres perfeitos, que existem por sim mesmo desde sempre e para sempre. Elas habitam um mundo perfeito, chamado por Platão de mundo das ideias. As coisas por sua vez, são seres desgraçados, cópias