Games e saúde
Atualmente, os videogames que utilizam dispositivos de interação física com o usuário, são chamados de “Exergames”, jogos que ao mesmo tempo são uma forma de exercício (BOGOST, 2005).
Os jogos clássicos são classificados como atividades reforçadoras para o sedentarismo, o que contribui para o “Exergaming” se tornar um novo recurso para a área da Fisioterapia e reabilitação, já que a particularidade principal desses jogos é o movimento humano (PARIZKOVA; CHIN, 2003).
O ambiente virtual, por meio de jogos, promove a interação do paciente, através das reações de equilíbrio proporcionadas pela sensação de experimentar ao indivíduo a sensação de experimentar uma realidade diferente (ALBUQUERQUE; SCALABRIN, 2007).
Os benefícios da utilização do Nintendo® Wii na Fisioterapia, como ferramenta terapêutica na literatura, incluem as correções da postura e do equilíbrio, o aumento da capacidade de locomoção, da amplitude de movimento dos membros superiores e inferiores, além da motivação do paciente (MERIANS et al., 2002).
O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é uma disfunção neurológica aguda que ocorre devido a um distúrbio da circulação encefálica, obtendo como consequência sinais e sintomas que comprometem locais específicos do cérebro, caracteriza-se pela persistência dos déficits neurológicos por mais de 24 horas (O`SULLIVAN, 2004).
São inúmeras as possíveis alterações que podem ocorrer em um individuo vítima de AVE, como alteração no nível de consciência e comprometimentos nas funções sensoriais, motoras, cognição, percepção e linguagem (O`SULLIVAN, 2004). De acordo com a extensão e o local da lesão este quadro clínico é variável, tornando ou não o paciente em dependência parcial ou total, devido ao grau de incapacidade funcional (GARANHANI, 2010).
O grau de recuperação do paciente com sequelas de AVE pode depender da habilidade do cuidador familiar em oferecer ajuda ao portador da deficiência (SOUSA, 2008). O cuidado a esses