Invasões holandesas
Começou na Europa
As relações do Brasil, Holanda e Portugal acabadas com a União Ibérica. UNIÃO IBÉRICA (1580-1640) Acontecimento que Espanha dominouPortugal. Rei D. Sebastiãomorto na batalha AlcácerQuibir,sem deixarfilhos. 1578-1580: portugueses governados por D. Henrique (um velho cardealquemorreu sem deixar herdeiros,tio do reidesaparecido). Felipe II rei da Espanha, neto do rei português D. Manuel, considerava-se legítimo herdeiro do trono, mas grande parte da nobreza resistia às pretensões do monarca espanhol, esse que tomou Portugal com o uso da força, invadindo e dominando-a por 60anos.
União Ibérica: governo de Felipe II
Espanha pretendia dominar todo o território dos Países Baixos, na qual a Holanda estava situada, pois a circulação de mercadorias naquela região contribuía significativamente para abastecer os cofresdo tesouro espanhol. Ao incorporar Portugal, aproveitando-se do seu controle sobre o Brasil, a Espanha planejou impedir que os holandeses continuassem a comercializar o açúcar brasileiro. Era uma tentativa de sufocar economicamente a Holanda e impedir sua independência. Medidas adotadas foi a proibição do comércio espanhol com os portos neerlandeses(holandeses), o que afetava diretamente o comércio do açúcar do Brasil, uma vez que os neerlandeses eram tradicionais investidores na agro-manufatura açucareira e onde possuíampesadasinversõesde capital.
O que os holandeses fizeram?
Voltaram-se para o comércio no oceano Índico, vindo a constituir a Companhia Neerlandesa das Índias Orientais (1602), que passava a ter o monopólio do comércio oriental, o que garantia a lucratividadeda empresa.
O sucesso dessa experiência levou à fundação da Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais (1621). O maior objetivo da nova Companhia, entretanto, era retomar o comércio do açúcar produzidona Região Nordestedo Brasil.
A fragilidade das costas litorâneas brasileiras
O historiador