Planificação anual pré-escolar
ANUAL
DO
PRÉ-ESCOLAR
Introdução
A planificação de actividades nasce da intencionalidade educativa do trabalho do educador.
Planear actividades não pode ser confundido com uma grelha, preenchida formalmente antes da actividade nem com uma lista de actividades que se pretendam fazer.
Ao contrário, a planificação em educação Pré-escolar é flexível, permitindo ao educador pensar e repensar as actividades, procurando novos significados na sua pratica pedagógica.
A intenção de educar traduz-se assim, num traçar de uma programação que se converte num esquema (andaime) que se vai concretizando à medida que avança, reflectindo-se num documento, numa proposta de trabalho do educador para ser co-construida com as crianças.
A planificação é então um processo, um instrumento orientador do trabalho docente.
É impossível falarmos de planificação sem falarmos de conteúdos curriculares que lhe servem de base, sem fazer uma relação com o que a fundamenta.
O que fundamenta a planificação das actividades é a orientação destas para os conteúdos, para o que é considerado importante que as crianças aprendam (saberes) e aprendam a fazer (competências). É por isso um documento funcional e pessoal.
A questão não é a forma como se planificam actividades mas os princípios que sustentam as diferentes formas de as organizar.
A planificação é um processo reflexivo em que o educadora vai aprendendo e exercitando a sua capacidade de perceber as necessidades das crianças, localizando os problemas detectados e indo à procura das suas causas, procurando resolve-los atingindo determinados objectivos.
Assim sendo, o ensino/aprendizagem torna-se mais coerente dado que existem pontos de referência, evitando-se contradições entre o que se ensina e o modo como se ensina, entre o que se pretende aprender e a maneira como se realiza essa aprendizagem.
Planificação do Pré‐Escolar Jardim‐de‐infância da: _______________________
Sala dos: