Educação a distância
Curso: Letras
Polo de Cachoeira do Sul
Instituição: UNINTER
O livro “Educação a distância sem segredos” das autoras Rita de Cássia Menegaz Guarezi e Márcia Maria de Matos, nos mostram um pouco da realidade e história da Educação EAD. As autoras analisaram os vários conceitos apresentados pelos mais diversos autores tais como: Dohmen(1976), Peters(1973), Moore(1973), Holmberg(1977), Keegan(1991), Romiszouski(1973), Aretio(1994), Chaves(1999). Achei muito interessante por parte das autoras mencionarem os autores, pois o mundo acadêmico necessita e vive em torno de pensadores e também autores que nos proporcionam conhecimentos. Além disso, eles nos dão uma visão mais ampla sobre alguns assuntos que até então não tinhas conhecimento.
Os conceitos apresentados por esses autores nos mostram que o contato entre o aluno e o professor não existe, a uma separação física dos envolvidos no processo. Mas aos poucos com a evolução tudo começa a transformar criando meios para que essa separação física seja menos alarmante. Um fator muito importante que a Educação EAD nos proporciona é autonomia, dando liberdade de escolhermos o melhor horário e local para estudos.
Mas que, no entanto, se não seguirmos com responsabilidades não será alcançado o resultado esperado. Muito interessante foi a citação que as autoras mencionaram: Duffy e Jonassem(1992) dizem que “ o controle do aprendizado é realizado mais intensamente pelo aluno do que pelo instrutor distante”. Por esse motivo o pensamento que apresentei quanto ao fator responsabilidade como o mais importante num curso EAD.
Quanto ao público-alvo predominante que se situa entre 20 e 30 anos, não posso concordar plenamente, pois na maioria das vezes são pessoas com mais de 30 anos, que buscam saberes até então, não conseguiram realizar. O curso EAD é um curso totalmente voltado à autoaprendizagem, mas se é proporcionado aos alunos um bom material didático é só ter disciplina para os