Crescimento industrial britânico durante o período da revolução industrial
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA
DISCIPLINA: CIÊNCIAS ECONÔMICAS
PROJETO DE PESQUISA: CRESCIMENTO INDUSTRIAL BRITÂNICO DURANTE O PERÍODO DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Natal/RN
2012.2
DANIELLE MARTINS VALE
LAYS BARBOSA FERREIRA
Mª SOLLANGE ARAUJO DA SILVA
Projeto de pesquisa apresentado à disciplina de Introdução à Pesquisa em Economia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, como requisito para obtenção de nota referente à 3ª unidade.
PROFº: HERBERTH LIMA DOS SANTOS
Natal — RN
2012
Introdução
Neste trabalho iremos relatar sobre a industrialização da Inglaterra, suas transformações e desenvolvimentos. Destacaremos quais fatores contribuíram para que houvesse uma aceleração do crescimento econômico e social, e suas transformações. De fato, tais transformações ocorreram em uma economia capitalista, em um período específico e com causas específicas. Mencionaremos, também, a participação e progresso britânico nas etapas da Revolução Industrial. Esse estudo será imprescindível para entendermos melhor sobre a industrialização e o capitalismo moderno.
A Grã-Bretanha ingressou preparada na industrialização. A revolução britânica foi precedida por, pelo menos, 200 anos de desenvolvimento econômico. A Revolução Industrial não aconteceu apenas devido a aceleração do crescimento econômico, mas uma aceleração de crescimento causada pela transformação econômica e social.
As causas da revolução industrial inglesa podem ser caracterizadas em três condições básicas: o mercado interno robusto e constante, que alimentava a produção industrial; o mercado externo extremamente grande, formado principalmente pelas colônias inglesas e os demais países não industrializados; e o governo, entidade que garantia a luta em prol dos industriais ingleses.
Assim, podemos resumir o papel dos três principais setores da demanda na origem do industrialismo. As exportações, apoiadas