Filosofia
Escrevemos um artigo falando sobre OS DIVERSOS ROSTOS DA INFÂNCIA E SUAS RESPECTIVAS FORMAS DE EDUCAÇÃO. Analisamos a educação infantil, no circuito familiar e escolar, refletindo sobre a infância do passado até os dias atuais. Educação foi e continua sendo, marcada pelo pensamento de seu tempo, sempre ocorrendo mudanças, onde aprendemos com o que passou, ajustamos com o novo para melhorar cada vez mais a educação, seguindo o ritmo da nossa geração, onde tudo tem que ser com rapidez, sem perder a qualidade do ensino.
A base para este artigo é o livro de filosofia da educação – Maria Lucia Arruda Aranha
PALAVRAS-CHAVE: Educação infantil, Família, Escola antiga e a escola em nossos dias.
Introdução
Educação é a base de todo ser humano, onde aprendemos e ensinamos. Aprendemos interagir com a sociedade, a respeitar o outro de forma que, o diferente passa a ser uma aprendizagem para a nossa vida, e ensinamos à medida que aprendemos. Nossa vida é como um livro, cada dia vamos escrevendo nossa história, através da educação que recebemos da família, da escola e da sociedade.
A construção histórico-filosófica do conceito de infância”
Desde o nascimento o ser humano vai sofrendo influências de todas as formas. Sempre estaremos sob a autoridade de alguém, quando nascemos somos sujeitos a autoridade de nossos pais, quando vamos à escola somos sujeitos a autoridade de nossos professores, na sociedade somos sujeitos as autoridades executivas, legislativas e judiciárias. E além de todas as pessoas que nos cercam a cultura em que vivemos vai influenciar a historia da nossa vida. Cultura no sentido antropológico é o que o ser humano produz com a finalidade de construir a existência humana, atendendo suas necessidades e a relação ente sociedade e homens. Há tipos de cultura que determinam a construção de nossa história: a Erudita que visa o conhecimento especializado, a Cultura popular que é realizada por pessoas do campo e da