Educação a distancia
1. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA E A LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL VIGENTE
1) Apresente, na forma de um texto descritivo/dissertativo, aspectos considerados essenciais para a implementação de cursos superiores na modalidade de educação a distância no Brasil, destacando na legislação educacional os documentos que propiciaram a legalidade dos diplomas expedidos pelas Instituições de Ensino Superior.
Os aspectos essenciais para a implementação de cursos superiores na modalidade de Educação a Distância no Brasil são muitos, dentre os quais, a inclusão das pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar por tantos motivos como: carência, exclusão ou até mesmo a necessidade de aprimoramento na área de trabalho e não dispõe de tempo para aulas presenciais.
Além de eliminar barreiras, esse acesso pode também atender classes variadas da população com níveis e estilos diferenciados.
Outro fator é a motivação do aluno se tornar sujeito de sua aprendizagem e aplicá-la na sua vida pessoal.
Isso tudo é claro com o suporte pedagógico dos tutores presenciais e a distância.
Todos sabem que, em nosso país a Educação a Distância tem se expandido para atender a demanda.
E é de fundamental importância a existência de leis que ajudem ainda mais a consolidação e aperfeiçoamento dessa modalidade.
Segundo a Lei de Diretrizes e Base (LDB) – nº9. 9394/96, a qualidade do sistema começa a ganhar notoriedade entre órgãos que avaliam e organizam o sistema e também as instituições de ensino.
Ações do governo têm criado novas normas de regulamentação e intensificou supervisão com acompanhamento das universidades engajadas no sistema, como o (MEC) ‘que lançou em dezembro de 2007 a portaria nº40 que estabelece regras tanto para novas instituições como as que já existem’ (visto na pág. 17 do livro).
Com a criação da secretaria de Ensino a Distância (SEED) favoreceu-se muitas pessoas que querem se formar