Educação a distância
Por volta do século XVII,o fato de falar em cursos a distância era motivo de piadas.
Isso porque pensavam que seria impossível ser um bom profissional fazendo cursos à distância.
O ensino a distância tem crescido acima de 100% nos últimos anos no Brasil. Os dados são do programa de educação a distância da fundação Getúlio Vargas, que aponta como o ensino a distância triplicou. Atualmente, a educação a distância possibilita a inserção do aluno como sujeito de seu processo de aprendizagem, com a vantagem de que ele também descobre formas de tornar-se sujeito ativo da pesquisa e do compartilhar de conteúdos.
A internet é um dos meios que mais crescem no mundo e por apresentar diversidades de informações, passaram a oferecer então cursos-online.
Hoje mais de 80 países, utiliza o sistema de educação á distância, ajudando milhões de estudantes. As pessoas se deparam a cada dia com novos recursos trazidos por esta tecnologia que evolui rapidamente, atingindo os ramos das instituições de ensino. Falar de educação hoje, tem uma abrangência muito maior, e fica impossível não falar na educação sem nos remetermos à educação a distância, com todos os avanços tecnológicos proporcionando maior interatividade entre as pessoas. Utilizando os meios tecnológicos a EaD veio para derrubar tabus e começar uma nova era em termos de educação.
Esse tipo de aprendizagem não é mais uma alternativa para quem não faz uso da educação formal, mas se tornou uma modalidade de ensino de qualidade que possibilita a aprendizagem de um número maior de pessoas.
Antes a EaD não tinha credibilidade, era um assunto polêmico e trazia muitas divergências, mas hoje esse tipo de ensino vem conquistando o seu espaço. Porém, não é a modalidade de ensino que determina o aprendizado, seja ela presencial ou a distância, aprendizagem se tornou hoje sinônimo de esforço e dedicação de cada um. Há que se considerar que a população em geral possui muita resistência em reconhecer o novo;