Educação patrimonial
Escola:
Professor (a)
Disciplina:
Série:
Turma:
Período:
História Local e Educação patrimonial em São Paulo
A educação Patrimonial consiste em provocar situações de aprendizado sobre o processo cultural e, a partir de suas manifestações, despertar no aluno o interesse em resolver questões significativas para sua própria vida pessoal e coletiva. O patrimônio histórico e o meio ambiente em que está inserido oferecem oportunidades de provocar nos alunos sentimentos de surpresa e curiosidade, levando-os a querer conhecer mais sobre eles. Nesse sentido podemos falar na “necessidade do passado”, para compreendermos melhor o “presente” e projetarmos o “futuro”.
Nesta primeira semana, o professor introduzirá alguns conceitos sobre patrimônio. Começará abordando sobre o que vem a ser Educação Patrimonial. O professor explicará aos alunos que a Educação Patrimonial foi introduzida, no Brasil, a partir do primeiro seminário sobre o assunto realizado em 1983, no Museu Imperial em Petrópolis, Rio de Janeiro. (Ver :HORTA, Maria de Lourdes Parreiras; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia Básico de Educação Patrimonial. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Museu Imperial, 1999. p.5.)
Antes de prosseguir o professor mostrará aos alunos uma foto acerca do tema. Estação Luz- São Paulo
Um dos objetivos da Educação Patrimonial é envolver a comunidade e seus indivíduos no gerenciamento do patrimônio, pois somente quando se sente parte integrante de uma cidade ou comunidade é que o indivíduo irá valorizar e preservar as suas referências culturais. Nesse sentido, a Educação Patrimonial passa a ser um instrumento de prática da cidadania e, concomitantemente, de resgate da identidade e dignidade local dos grupos culturais.
Nesta segunda semana, iremos fazer uma visita na Estação Luz localizada no bairro da Luz , na cidade de São Paulo , Brasil . A estação abriga ainda o Museu da Língua Portuguesa , uma