Educação Patrimonial
ICMS Patrimônio Cultural
Atividades que podem ser trabalhadas nas Escolas e Comunidades:
INTRODUÇÃO:
Apresentamos nesta página algumas atividades que podem ser trabalhadas nas escolas e junto às comunidades.
CONCEITOS:
“A expressão Educação Patrimonial”, usada muito recentemente, trata na verdade de uma atividade escolar conhecida e praticada desde a década de 1940, em cidades onde o IPHAN, há sete décadas, mantém áreas tombadas, como Ouro Preto e Olinda. Trata-se de atividades extracurriculares, hoje classificadas como trans ou interdisciplinares, que procuram reconhecer e valorizar as referências culturais locais, regionais ou nacionais. (...)
A Educação Patrimonial consiste em provocar situações de aprendizado sobre o processo cultural e seus produtos e manifestações, que despertem nos alunos o interesse em resolver questões significativas para a vida pessoal e coletiva.
Não basta saber que um bem é considerado de valor cultural relevante. É preciso conhecer e divulgar esses valores, tomar consciência daquilo que significa ou pode vir a significar para um grupo social ou comunidade. É preciso também descobrir e informar a todo cidadão sobre as operações necessárias à sua preservação: operações que incluem a manutenção, conservação, restauração, uso, administração e outras.”(Concurso Tesouros do Brasil, Elaboração e Realização: La Fabbrica do Brasil).
“O trabalho de educação patrimonial é imprescindível para a adequada proteção do patrimônio Cultural. Trata-se de um trabalho constante de conscientização e envolvimento de todos os segmentos que compõem a comunidade, nos trabalhos de preservação dos marcos e manifestações culturais, definindo conceitos, esclarecendo dúvidas, divulgando trabalhos e resultados dos trabalhos e o mais importante, dividindo responsabilidades.” (Projeto de Educação Patrimonial da Cidade de Mantena / Minas Gerais).
“A Educação Patrimonial é um processo permanente e