amplificadores
Faculdade de Tecnologia, Universidade Estadual de Campinas
Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações Circuitos Eletrônicos ll
Bruno Calegari 090558 Daniel Vaz 120847 Fabio Soares 102169
Resumo
Analisar o funcionamento de um amplificador na configuração emissor comum, analisar a relação de fase entre a entrada e a saída de um sinal.
Materiais:
Fonte de alimentação;
Multímetro;
Transistor 2N2222A;
Resistores de 1KΩ,10KΩ,2.2KΩ, 1KΩ, 220Ω,1.2KΩ
Capacitores de 1μF, 1μF, 47 μ F
Gerador de Frequência.
Osciloscópio
Entrada CA e CC.
Com estes materiais foram fixados os circuitos no protoboard de acordo com a ordem estabelecida no roteiro do experimento.
Ligou-se a fonte de alimentação à CA em 40mV, e CC 10 e usou- se uma Frequência de 1K HZ. Conectaram-se os componentes no protoboard, assim com o roteiro, foram recolhidas as informações desejadas.
Teoria:
Quando um transistor de um amplificador em emissor comum é polarizado próximo ao centro da reta de carga CC, ao se acoplar um sinal na base, este sinal será amplificado no coletor. O emissor comum é também conhecido como emissor à terra, visto que o emissor é o terminal de referência para a entrada e a saída do sinal.
Uma das principais aplicações do transistor é a amplificação. Entendemos por amplificação o fato mediante o qual uma variação ocorrida na entrada de um circuito, aparece amplificada na saída.
Aplicando-se esse conceito ao transistor, se provocarmos uma variação da polarização de base, obteremos uma variação muito maior da corrente de coletor e da tensão coletor-emissor. Geralmente, empregando o transistor como amplificador, as variações da polarização de base são provocadas pela aplicação de um pequeno sinal c.a. na entrada, que aparece na saída com seu valor ampliado, mas sendo um reflexo fiel da entrada.
Conceitos Importantes:
Entrada(Thevenin): malha à qual se