amplificadores
Experimento 03: Circuitos com Amplificador Operacional
Datas
Realização
Entrega
14/04/2014
28/04/2014
Sumário
1. Introdução 3
2. Objetivos 3
3. Materiais Utilizados 3
4. Procedimento Experimental e Resultados 4
5. Simulação...................................................................................................................9
6. Discussão 12
7. Conclusões 13
8. Referências 13
1. Introdução O circuito “amplificador operacional” (AO) nada mais é do que um amplificador com uma saída e duas entradas, cujo modelo mais simples consiste de uma fonte de tensão controlada com saída proporcional à diferença de tensão entre as entradas do AO. Internamente o AO é formado por um amplificador de elevado ganho obtido por meio de múltiplos estágios acoplados diretamente. As duas entradas do AO são conectadas a um amplificador diferencial. O elevado ganho de tensão força o uso de realimentação negativa para que o AO trabalhe na região linear. Isto permite que o ganho dos circuitos amplificadores sejam definidos apenas pela malha de realimentação. O acoplamento direto entre os estágios internos do AO permite o seu uso de DC até frequências bem elevadas.
2. Objetivos Neste experimento serão investigados circuitos com resistores e amplificadores operacionais constituindo as seguintes funções: amplificador inversor, amplificador inversor somador de três entradas e amplificador subtrator. Adicionalmente, serão abordados estudos pré-laboriais relacionados a impedância de entrada e de saída de circuitos construídos com amplificadores operacionais. Também serão avaliados alguns comportamentos não-lineares e a resposta em frequência desses circuitos.
3. Materiais Utilizados
Fonte de Alimentação modelo MPL-3305 da Minipa;
Ponta de Prova para Osciloscópio Minipa;
Cabos para Gerador de Função AZPP8630 e AZPP8621;
Multímetro Digital modelo