Educação infantil
Leiam a reportagem ”Silvia Ulisses de Jesus”, coordenadora de uma creche municipal localizada em Minas Gerais, publicada no site da Revista Nova Escola, seção “Tudo sobre Educação- Educação Infantil (0 a 3 anos)”. Disponível em: . Acesso em: 22 mar. 2011.
SÍLVIA ULISSES DE JESUS
Atuando na creche, uma etapa ainda muito pautada pelo assistencialismo, a professora Sílvia Ulisses de Jesus conseguiu articular as duas dimensões mais importantes da Educação Infantil: o cuidar e o educar.
Para auxiliar os bebês a se conhecer e a explorar o mundo, ela planejou um conjunto completo de atividades: desenho, pintura, interação com o espelho e um tapete de sensações, músicas e imitação de gestos, movimentação pela sala e experimentação de sabores.
Sílvia também aproveitou as oportunidades de educar nas atividades rotineiras. A hora do banho, por exemplo, transformava-se no momento de conversar com os pequenos, de se aproximar pelo toque, de descrever o que iria fazer (“Vamos lavar os seus pés, agora”) e de cantar músicas.
Com um contato estreito com as famílias, a professora mostrava que a creche não era só um lugar para deixar as crianças durante o trabalho, mas principalmente um espaço de aprendizagem. “Graças a muito estudo, consegui criar condições favoráveis para que os pequenos se desenvolvam”, conta ela.
03. No que consistem as duas dimensões mais importantes da Educação Infantil que também são destacadas nos conteúdos do Livro-Texto (OLIVEIRA, 2010) desta disciplina?
Segundo a reportagem, a coordenadora Sílvia Ulisses de Jesus, conseguiu aliar as seguintes concepções na creche em que atua:
1-cuidar;
2-educar.
Ela conseguiu, por intermédio do seu trabalho, contemplar o real objetivo da educação infantil que é assegurado pelas leis que regem a educação nacional, rompendo com a influência assistencialista que historicamente