Teorias da administracao
Habilidades Humanas são as habilidades necessárias para um bom relacionamento. Administradores com boas habilidades humanas se desenvolvem bem em equipes e atuam de maneira eficiente e eficaz como líderes. Segundo Chiavenato, habilidade humana “[...]consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas”. Habilidades humanas são imprescindíveis para o bom exercício da liderança organizacional Segundo pesquisa realizada em empresas:
"[...] as organizações desejam profissionais de Administração com as seguintes características: Capacidade de identificar prioridades; Capacidade de operacionalizar idéias; Capacidade de delegar funções; Habilidade para identificar oportunidades; Capacidade de comunicação, redação e criatividade; Capacidade de trabalho em equipe; Capacidade de liderança; Disposição para correr riscos e responsabilidade; Facilidade de relacionamento interpessoal; Domínio de métodos e técnicas de trabalho; Capacidade de adaptar-se a normas e procedimentos; Capacidade de estabelecer e consolidar relações; Capacidade de subordinar-se e obedecer à autoridade. MEIRELES (2003, p. 34)."
ANTECEDENTES HISTORICOS DA ADMINISTRAÇÃO
Começando pela Suméria, onde encontramos os documentos mais antigos (meados do quarto milênio a.C.). Sacerdotes (templos) por meio de imenso sistema tributário coletavam e administravam grandes somas de bens e valores. Estes sacerdotes prestavam contas ao sumo sacerdote. Organizações religiosas eram “imortais”, alem do desenvolvimento do sistema de escrita (utilizada para controle financeiro).
Depois temos o Egito, com a construção de Quéops (100 mil homens, 2,3 milhões de blocos com peso médio de 2,5 toneladas cada). Atualmente, isso equivale à administração e esforços de uma cidade-empresa de 100.000 hab. num período de 20 anos. Planejamento, organização e controle são antigos (não do século XX), pois havia necessidade de