Qual a melhor estratégia para alcançar a felicidade?
Sonja Lyubomirshy, especialista em Felicidade, afirma que: “ boa parte dos níveis de felicidade de cada indivíduo estão relacionados a pequenos gestos cotidianos”. Para alcançar a felicidade é necessário não só o indivíduo estar bem, mas sim o ambiente e suas condições. De que adianta um gerente ganhar milhões de uma empresa sendo que as condições físicas e climáticas de sua sala não corresponder os esperado?! Ele não vai trabalhar satisfeito e muito menos ficar feliz! A felicidade tem definições diferenciadas para as pessoas, mas podemos dizer que somos felizes quando podemos atender nossas necessidades, estamos integrados com nossos valores, e ainda usamos a nossa potencialidade máxima. O coaching possibilita o aumento da performance, elimina crenças limitantes, ajuda a pessoa a viver congruência com os seus valores e a alcançar resultados de forma rápida e ecologicamente correta.
Um dos maiores e mais centrais desafios organizacionais tem sido, ao longo da história, fazer com que as pessoas produzam mais e melhor e, para isto, é preciso descobrir o que causa real impacto nos resultados. Aqui, vamos falar de Coaching, um processo dos mais úteis para o aumento da produtividade.
É um relacionamento no qual uma pessoa se compromete a apoiar outra a atingir um determinado resultado: seja ele o de adquirir competências e/ou produzir uma mudança específica. Mas não significa um compromisso apenas com os resultados, mas sim com a pessoa como um todo, seu desenvolvimento e sua realização. Através do processo de Coaching, novas competências surgem, tanto para o coach quanto para seu cliente.
Não estou falando só de competências técnicas ou capacidades específicas, das quais um bom programa de treinamento poderia dar conta perfeitamente. Coaching é mais do que treinamento, o coach permanece com a pessoa até o momento em que ela atingir o resultado. É dar poder para que a pessoa produza, para que suas