Política
Na ética a nicômano, Aristóteles fala da relação de bens materiais e felicidade. Essa ética é um meio-termo: cultura, prazer e estudo se confrontando para disputar o melhor lugar de meio de vida.
Aristóteles procurava equilibrar a conduta do homem com seu desenvolvimento material e espiritual. Assim o homem um ser racional, a felicidade só poderia se relacionar com a total desenvolvimento dessa capacidade. A felicidade é um estado de espírito a que aspira o homem, e para isso é necessário bens materiais e espirituais.
FELICIDADE PROCURA ATIVA DA EXCELÊNCIA E DA VIRTUDE
Todo conhecimento e todo trabalho visa a algum bem. Verbalmente, quase todos estão de acordo, pois tanto o vulgo como os homens de cultura superior dizem ser esse fim a felicidade e identificam o bem viver e o bem agir como o ser feliz. Ele se mostra diferente nas diversas ações c artes: é diferente na medicina, na estratégia, e assim em todas as demais artes. O que é, então, o bem de cada uma delas? Será aquilo em cujo interesse se fazem todas as outras coisas? Na medicina, ele é a saúde; na estratégia, a vitória; na arquitetura, uma casa; e assim sucessivamente em qualquer outra esfera de atividade, ele é a finalidade em todas as ações e propósitos, pois é por sua causa que os homens realizam tudo o mais. Se, pois, existe uma finalidade visada em tudo que fazemos, tal finalidade será o bem atingível pela ação, e se há mais de uma, serão os bens atingíveis por meio dela. Vemos que o argumento, tomando um caminho diferente, chegou ao mesmo ponto. Mas devemos tentar mostrar isso com mais clareza ainda. Já que evidentemente há mais de um fim, e escolhemos alguns deles.
DIFERENÇA ENTRE DEMOCRACIA E MONARQUIA
O estado brasileiro defende os interesses sociais da classe pobre. Democracia: poder do povo/ homens livres. No viés da política de Aristóteles, o estado brasileiro defende os interesses da maioria pobre, defendendo uma formação social e espiritual