EDUCAÇÃO INCLUSIVA
TEMA: O QUE É FÁCIL PARA VOCÊ, PODE NÃO SER PARA
OS OUTROS.
PROFESSORA: NADJANE COELHO DE ALENCAR.
ALUNAS: ALINE SOUSA; LÍGIA EMANUELY; MARIA DO
AMPARO E MÔNICA LIMA.
Baseados nas instruções da webquest e utilizando a referência do livro texto, Capítulo I e II apresentamos o trabalho sobre Educação
Inclusiva.
Educação Inclusiva é uma prática inovadora que enfatiza a qualidade de ensino para todos os alunos, sabendo que a inclusão consiste em necessidades especificas como a superação do preconceito, o conquistar do respeito, a inovação em sala de aula e a estrutura física do ambiente, garantindo direitos que são consequências de um histórico na educação.
De acordo com a LEI N. 7.853, DE 24 DE OUTUBRO DE
1989, ficam estabelecidas normas gerais que asseguram o pleno exercício dos direitos individuais e sociais das pessoas portadoras de deficiências, e sua efetiva integração social.
Na escola inclusiva não a classe especial, elas são para todos onde alunos regulares e especiais frequentam a mesma sala.
Sociedade, familiares e professores ainda temem a inclusão social, muito se faz dependente de barreiras que impedem o sucesso nesse processo, como estrutura física e professores que se sentem desesperados para lhe dar com as necessidades das crianças especiais. É reconhecido pelos professores que trabalhar com alunos especiais e alunos regulares não é fácil, embora que aprendam bastante com a convivência, a aceitação das diferenças, a troca de valores, o respeito, tudo depende de muito empenho.
Sabe-se que muito ainda tem a ser desenvolvido, melhorado, aprimorado na Educação Inclusiva não só na escola visitada mas em todo país. Aceitando a diversidade, igualdade para todos sejam eles deficientes físicos, intelectuais , visuais, auditivos ou múltiplos, que as culturas se misturem, que seja reconhecido o direito a diferença!