Didática do ensino superior
Por se tratar de um estudo da arte do ensino, a didática é um dos principais fundamentos para um professor, pois compreende conhecimentos científicos que fornecem bases teóricas aos futuros professores, para que assim possam trabalhar diante das situações de práticas de ensino, portanto, compreendê-la e buscar seus fundamentos é de grande importância para a prática pedagógica. Para Luckesi (1983), “a didática, ao exercer o seu papel específico, deverá apresentar-se como elo tradutor de psosiocionamentos teóricos em práticas educacionais” (p.34)
O prazer e arte de ensinar, vai além de uma visão técnica ou metodológica, onde não se possui objetivos e finalidades.
Na prática do professor, a didática abrange ainda muitos outros conceitos. Atualmente existem várias definições para o fazer do professor, tais como: ensino, prática pedagógica, mertodologia de ensino, didática, estratégias, procedimento de ensino, entre outros.
Porém, a didática é um campo onde se busca o conhecimento necessário para compreensão da prática pedagógica e como elaborar formas adequadas de intervenção, de tal forma que a aprendizagem aconteça de maneira que toda a população viabilize. Assim o aluno compreende que a educação é fundamental para sua inserção na sociedade.
O professor necessita dominar as técnicas e métodos de ensino, porém precisa de uma formação concreta com subsídios teóricos e práticos, pois um está ligado ao outro. A prática pela prática, torna-se vazia, não despertando o interesse dos alunos e muito menos proporcionando reflexões críticas.
O docente deve aprender e compreender que sua didática faz parte de um todo, base teórica, , ações práticas, visão crítica e política, organização e planejamento, etc., e elas devem caminhar juntas.
Cunha (2004, p. 18-19) enfatiza que: [...] o processo de ensinar envolve uma compreensão da totalidade em que são mobilizados saberes indicativos de