Didática do ensino superior
Crislane Pereira Costa
RESUMO
Este trabalho aborda a didática do ensino superior como um processo em que professor e aluno devem andar juntos e assumir papéis que constituem um fim em si mesmo na sala de aula, que é a formação de seres humanos capazes de guiar seu próprio conhecimento de forma autônoma. Pretende-se para tanto discutir como isto pode acontecer e a importância de que aconteça efetivamente nas graduações e pós-graduações como uma maneira progressiva de mudança no ensino e aprendizagem tanto do professor quanto do aluno como atores desta arte que é ainda hoje o único fator de crescimento intelectual. Palavras-chave: Didática. Ensino e Aprendizagem. Professor e Aluno.
ABSTRACT
This paper discusses the teaching of higher education as a process in which teacher and student must go together, and assume roles that are an end in itself in the classroom that is the formation of human beings capable of leading their own knowledge independently. It is intended both to discuss how this can happen and the importance of what happens effectively at the undergraduate and postgraduate courses as a way of progressive change in teaching and learning of both teacher and student as actors of this art that is still the only factor intellectual growth. Key words: Curriculum. Teaching and Learning. Teacher and student.
Bacharel em Direito pela Faculdade São Francisco de Barreiras. Policial Militar do Estado da Bahia.
INTRODUÇÃO
A arte de ensinar é um desafio para aqueles que se aventuram na medida em que não há um fim em si mesmo, pois constitui em uma atividade continua e árdua em suas várias facetas e modus operandi, envolvendo sujeitos, métodos e objetivos. Numa perspectiva histórica, a didática como ponto central deste ensino e anterior a ele só foi visto como uma preocupação no século XX, mormente quanto ao ensino superior. Os papéis que eram realizados pelo professor e pelo aluno