EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Autor: Joyce Rovari Manzutti e Lurdes Mariano Mendes
Data: 13/03/2014
RESUMO: Este artigo apresenta um breve histórico de como iniciou o atendimento as pessoas com deficiência até aos dias de hoje. Fala da Constituição Federal de 1988 que deu o primeiro passo a implementação da Educação Inclusiva no nosso país. Depois de muita luta que a Educação Especial se tornou uma modalidade de ensino e somente em 2007 com a implantação das salas de Recursos Multifuncional com o objetivo de garantir o acesso e permanência das pessoas com deficiência desde o ensino regular até ao ensino superior. Destaca os desafios que a escola enfrenta para desenvolver uma pedagogia centrada na criança, na tentativa de educar a todos sem discriminação, adequando suas características e necessidades tendo o apoio da família. Pretende esclarecer que escola e família podem encontrar formas criativas de participar, apoiar e fazer com que o aluno especial permaneça e tenha um desenvolvimento significativo e autônomo dentro de seus limites em sua vida.
Palavras-chaves: Educação Inclusiva, escola, família, deficiente.
INTRODUÇÃO
Historicamente a educação caracterizou-se por não ter escola para todos, pois a escolarização era um privilégio de algumas pessoas. A partir do momento em que houve a democratização da escola acreditava-se que estariam solucionados os problemas de desigualdade, porém, ainda continuou a haver grupos ou indivíduos que não eram considerados ditos "normais", e assim a educação para estes alunos que seriam fora dos padrões homogêneo da escola continuariam sendo excluídos.
No Brasil o atendimento às pessoas com deficiência teve início na época do Império, porém cada instituição criada atendia uma única deficiência e não priorizava o acesso universal à educação, somente em 1988 com a Constituição Federal com o objetivo de "promover o bem de todos, sem preconceitos de origem raça, sexo, cor, idade e