educação inclusiva
LICENCIATURA EM HISTÓRIA
NOme
Educação inclusiva
Itapetinga-Ba
2013
nome
educaçao inclusiva
Trabalho apresentado ao Curso de História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Políticas Educaionais, Psicologia da Educação, Educação e Inclusão, Língua Brasileira de Sinais e Seminário II.
INTRODUÇÃO
As práticas de educação inclusiva estão cada vez mais presentes em nossa sociedade. A escola como espaço democrático tem a obrigação de cumprir o seu papel social de incentivar e aplicar os seus conceitos. Ensinar e aprender são tarefas do dia a dia, somente com a convivência na sala de aula é que o professor consegue atingir níveis satisfatórios de aprendizagem, um dos grandes desafios da educação inclusiva consiste justamente em transformar esse processo em algo satisfatório e do qual o aluno tenha vontade de participar, para assim atrair a atenção de todos os alunos através das atividades propostas e fazer com que sejam ao mesmo tempo didáticas e prazerosas.
DESENVOLVIMENTO
Atualmente existem diversos modelos de educação inclusiva, e parece que essa será a tônica a ser mantida. Por isso, todo educador precisa estar preparado para utilizar todos os tipos de recursos e todos os materiais que dispõe para ter um maior número de estratégias a sua disposição que possibilitam uma aprendizagem mais eficiente e prazerosa para os mais diferenciados públicos. Para isso deve ser capaz de associar as teorias aprendidas durante sua formação inicial com a prática pedagógica, além de uma realizar uma constante atualização dos seus saberes.
O professor não pode ser mais um mero transmissor de conhecimentos e a teoria sócio interacionista vem reafirmar a