Educação física e cultura popular
Da Natureza à Cultura
Segundo Laraia, “A cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo.
“Homens de cultura diferentes usam lentes diversas, e tem visões desencontradas das coisas.”
“A natureza dos homens é a mesma, são seus hábitos que os mantêm separados”
“Na verdade cada qual considera bárbaro o que não se pratica em sua terra”
“A mente humana é como uma caixa vazia por ocasião do nascimento, dotada de uma capacidade ilimitada de ter conhecimento.”
“Possuidor de um tesouro de signos que tem a faculdade de multiplicar infinitamente, o homem é capaz de assegurar a retenção de suas idéias ‘eruditas’, comunicá-las para outros homens e transmiti-las para seus descendentes”.
O termo KULTUR + a palavra CIVILIZATION foram incluídos no vocabulário “CULTURE” significando conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem.
“Nenhuma ordem social é baseada em verdades inativas; uma mudança no ambiente resulta numa mudança no comportamento”.
O comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado de um processo que chamamos de endoculturação.
O ‘anjo caído’ foi diferenciado dos demais animais por ter a seu dispor duas notáveis propriedades: a comunicação oral e a capacidade de fabricar instrumentos capazes de tornar mais eficiente seu aparato biológico.
A grande qualidade da espécie humana foi a de romper suas próprias limitações: um animal frágil, provido de insignificante força física, dominou a natureza e se transformou no mais terrível dos predadores.
Sem asas dominou os ares; sem guelras ou Membranas dominou os mares.
Tudo isso porque possui CULTURA, porque sabe transmitir o que sabe para seus descendentes, diferentes dos chimpanzés que mesmo que aprenda a fazer alguma coisa, não conseguem transmitir aos outros, e sue aprendizado morre com ele.
Concluindo, fica a certeza:
“O HOMEM É O ÚNICO SER POSSUIDOR DE CULTURA”. Mas ao vê-lo usando