Aquecimento e clima
DE
BIOLOGIA
NOME: Isabela de Araujo Soares, nº12, Serie: 2ºD.
CELULAS CÂNCERIGENAS
2013
Introdução
Quando as células normais são danificadas severamente, são eliminadas através de um mecanismo conhecido como apoptose. As células cancerígenas evitam a apoptose e continuam a multiplicar-se de uma maneira desregulada.
SUMARIO
Introdução ________________________________ Pág.02
Características_____________________________ Pág.04
Desenvolvimento no Organismo_______________ Pág.05
Causas e Consequências____________________ Pág.07
Tratamento_______________________________ Pág.09
Anexo___________________________________ Pág.12
CARACTERISTICAS
Uma célula cancerígena é aquela que deriva de uma célula cujos mecanismos de regulação foram alterados. Isto é, a célula que dá origem a uma célula cancerígena, sofreu uma mutação nos seus genes, fazendo assim com que as proteínas produzidas sejam responsáveis por ações que levam a um mau desenvolvimento da célula.
Existem vários tipos de mutação capazes de originar a perda dos mecanismos de regulação. Como isto ocorre em nível dos genes, a célula cancerígena origina outras células por mitose, com a mesma informação genética e como tal, também mutante, quer perdeu ou tem uma alteração nos mecanismos de regulação. Assim a célula cancerígena reproduz-se rapidamente e de modo descontrolado.
As células cancerosas apresentam várias características que as distinguem das normais:
a) Crescimento e multiplicação descontrolados;
b) Alterações morfológicas, sendo mais arredondadas, possivelmente por serem menos adesivas às células normais circundantes e por sua membrana celular ser mais fluida e permitir o fluxo de diferentes substâncias;
c) Perda da inibição por contato (característica das células normais, segundo a qual as mesmas, ao se tocarem, param de se reproduzir), levando à formação de várias camadas celulares;
d) Perda da afinidade celular específica (adesão preferencial entre células que possuem