Aquecimento global , causas e efeitos naturais e antrópicos
Departamento de geografia
Climatologia Sistemática
Aquecimento Global
Causas e efeitos naturais e antrópicos
São Cristovão-SE
2013
Climatologia Sistemática
Aluna:Lorena Emannuelle Santos Campos
Trabalho apresentado á disciplina de Climatologia Sistemática, sob orientação da Prf. Drª Josefa Eliane Santana de Siqueira Pinto como requisito avaliativo parcial.
São Cristovão,Sergipe
2013
Introdução:
Com a grande industrialização decorrente do processo capitalista de produção de mercadorias e da grande urbanização, devido à mecanização da produção agrícola, ocorrida principalmente a partir do séc. XX, a quantidade de CO2 liberada na atmosfera foi aumentando gradativamente. Assim muitos dos problemas ambientais têm sido relacionados diretamente com as mudanças climáticas no planeta, mais precisamente ao aquecimento global. As controvérsias sobre as possíveis causas e efeitos do aquecimento global ainda são pouco divulgadas, mas não podem ser ignoradas. As previsões sobre a intensidade do aquecimento global bem como sobre suas causas e consequências, envolvem questões complexas sobre as quais a própria comunidade científica ainda não chegou a um consenso. Conclui-se que há necessidade de aumentar as pesquisas sobre os diversos fatores que causam as flutuações e mudanças climáticas, estabelecendo comparações das características do presente aquecimento em relação às características dos aquecimentos ocorridos há anos atrás.
Histórico:
A “Teoria do aquecimento global”
O efeito estufa é um mecanismo conhecido desde o final do século XIX. Já nessa época, quando os registros da temperatura globais tornaram-se muitos mais confiáveis e minuciosos, alguns cientistas se preocupavam com a interferência das atividades humanas no equilibro térmico da atmosfera. Os registros de temperaturas globais revelam que a terra experimentou aquecimento médio de 0,5°C a 1,0°C durante