Educação corporativa
Prof. Felipe Rinaldi.
SOCIOLOGIA:
Surgiu no momento de desagregação da sociedade feudal e consolidação da sociedade capitalista.
A Sociologia se preocupa com tudo que envolve a sociedade, principalmente a luta de classe.
O POSITIVISMO – Visava preservar a nova ordem vigente.
Saint Simon- a ordem e a paz na nova sociedade poderá ser propiciada pelo progresso econômico.
Augusto Comte- para haver equilíbrio na sociedade, seria necessário estabelecer a ordem no conhecimento, criando um conjunto de crença comum a todos os homens.
Era defensor da moderna classe capitalista e que o espírito positivo dentro da sociedade levaria a sua organização. Ligou a Sociologia com o positivismo.
Emile Durkheim- a divisão do trabalho provocava mais solidariedade entre os homens levando a uma interdependência mais do que a conflitos sociais.
A Sociologia deve buscar soluções para os problemas sociais favorecendo a normalidade social como forma de evitar conflitos e de manter o poder vigente.
Karl Max – evidenciava a desigualdade social, a dominação da classe trabalhadora e sobre a teoria da mais valia.
Max Weber – a Sociologia tem com objetivo compreender a conduta humana. As atitudes explicam a conduta social e por isso devemos pesquisar a natureza e a operação desses fatores e se eles são afetados ou modificados por motivos ou ações de outros indivíduos.
As organizações complexas representam um dos elementos mais importantes no contexto social das sociedades modernas. Os membros das sociedades modernas tiram grande parte de sua satisfação material, social e cultural de organizações feitas em grande escala. O caminho para a compreensão do homem moderno e da sociedade em que vive conduz, portanto, ao estudo das organizações complexas.
Encontrar o equilíbrio entre os elementos racionais e não racionais do comportamento humano constitui um ponto principal da vida, da sociedade e do comportamento moderno.