Teologico
EM CONVÊNIO COM A FATADEB (FACULDADE TEOLÓGICA DA ASSEMBLÉIA DE DEUS DE BRASÍLIA)
Presidente: Pr. Tugval Gomes
Diretor: Pr. Max Iraudino Gomes
DISCIPLINA: ANGELOLOGIA
PROFESSOR:
ALUNO:
BELÉM 2010
CONTATO: profmax3000@hotmail.com
ANGELOLOGIA
ÍNDICE
I. Quem são os anjos?
1.1. A origem dos anjos
1.2. Sua natureza espiritual
1.3. O caráter dos anjos
1.4. A classificação dos anjos
1.5. O “anjo da guarda”
II. Satanás
2.1. A origem de satanás
2.2. O caráter de satanás
2.3. Suas atividades
III. Os espíritos maus
3.1. Quem são e de onde vem
3.2. Qual o seu caráter
3.3. Sua classificação
3.4. O destino dos anjos
3.5. Jesus e os demônios
3.6. O cristão e os demônios
ANGELOLOGIA
Segundo as escrituras os anjos são seres espirituais a serviço de Deus, tanto no céu como na terra, aqui, para cuidar daqueles que tem o selo de Deus e hão de herdar a vida eterna.
I – OS ANJOS, QUEM SÃO ESSES SERES?
O apostolo Paulo nos informa em uma de suas cartas que os gnósticos prestavam adoração aos anjos (Cl 2:18); Mais tarde, na Idade Média, com as crenças absurdas dos rituais de bruxarias, com culto aos anjos; e agora em nossos dias, os estudos cabalísticos personalizados no meio esotérico e místico de um movimento chamado “Nova Era”, ensinam novamente o culto aos anjos, por meio de bruxos sofisticados e modernos. Sabendo nós, antes de tudo, da existência e ministério dos anjos que são fartamente ensinados nas Escrituras, que os anjos não recebem adoração, ao contrario, são prestadores de culto. Por isso, não podemos negligenciar os ensinamentos sagrados.
O maior e mais antigo tratado sobre anjos é a Bíblia. No AT, cujos escritos vão do segundo milênio aos anos quatrocentos antes de Cristo, temos 109 referências a anjos. A palavra hebraica para anjo é “mal’akh”, cuja idéia básica é de um mensageiro sagrado, humano ou sobrenatural.