Educa o Especial
Essa competência profissional esperada do pedagogo, frente à sua atuação nas escolas públicas brasileiras, merece reflexão e uma postura metodológica, de ensino e aprendizagem. Voltada para a realidade do cotidiano escolar, suas necessidades e complexidades. Afinal, as formas de administrar e coordenar os espaços educativos e de gestão escolar tem de tornar-se alvo das investigações de professores e alunos, pois caberá ao acadêmico e futuro profissional, a esperada atuação pedagógica eficiente e transformadora da escola e da sociedade.
Na implementação de metodologias inovadoras, voltadas à formação profissional, esbarra-se nas tradicionais formas de ensino sedimentadas no meio acadêmico. Todavia, é indispensável que as inovações sejam propostas e aplicadas no ensino e na aprendizagem dos futuros educadores, por conta das exigências da própria sociedade, que hoje se encontra em processo de profundas mudanças institucionais, o que afeta a escola de modo avassalador. Ao se trabalhar a pesquisa na sala de aula da graduação, levando as descobertas teóricas para o campo da escola, gera-se oportunidades únicas de envolvimento dos alunos quer na capacidade de construir conhecimentos, quer nas relações interpessoais estabelecidas com professores e colegas.
Na implementação de metodologias inovadoras, voltadas à formação profissional, esbarra-se nas tradicionais formas de ensino sedimentadas no meio acadêmico. Todavia, é indispensável que as inovações sejam propostas e aplicadas no ensino e na aprendizagem dos futuros educadores, por conta das exigências da própria sociedade, que hoje se encontra em processo de profundas mudanças institucionais, o que afeta a escola de modo avassalador.
Ao se trabalhar a pesquisa na sala de aula da graduação, levando as descobertas teóricas para o campo da escola, gera-se oportunidades únicas de envolvimento dos alunos quer na capacidade de construir conhecimentos, quer nas relações