EDUCA O ESPECIAL
Educação Especial é uma modalidade de ensino que visa promover o desenvolvimento das potencialidades de pessoas portadoras de necessidades especiais, condutas típicas ou altas habilidades e, que abrange os diferentes níveis e graus do sistema de ensino. Fundamenta-se em referenciais teóricos e práticos compatíveis com as necessidades específicas de seu alunado.
A educação especial se trata de uma educação voltada para os portadores de deficiências, como deficiências auditivas, visuais, intelectual, física, sensorial, surdo cegueira e as múltiplas deficiências, a qual os permite tomar a educação especial como um recurso que beneficia esses portadores e que atravessa o trabalho do professor com toda a diversidade que constitui seu grupo de alunos.
A educação especial faz parte de "um todo" que é a educação, e ter o seu valor reconhecido é de fundamental importância para que os educandos tenham seu crescimento e desempenho educacional satisfatório. Para entendermos como as pessoas deficientes passaram em nossa história, começamos da antiguidade pra nossos dias.
2 - Quais aspectos mais relevantes do processo histórico que constrói a Educação Especial até os dias atuais?
Em grande parte das sociedades primitivas não havia pessoas com deficiência, pois eram mortos e abandonados, acreditavam também que essas pessoas eram possuídas por espíritos malignos e manter uma relação com essas pessoas significava manter uma relação com espírito mau.
Na Antigüidade, de um modo geral, existiam dois tipos de tratamentos atribuídos às pessoas que, por alguma razão, se afastavam dos padrões desejados, aceitos e ditos normais, tais como velhos, doentes e as pessoas com deficiências - que, quando não correspondiam às exigências do meio, eram tratadas ou com tolerância e apoio, ou com menosprezo e eliminação.
Durante a Idade Média, os deficientes eram considerados como castigo ou como um ato de vingança.
Com o fortalecimento do Cristianismo, a situação