Josef Hoffmann
Hoffmann estudou arquitetura na Academia de Belas-Artes de Viena, Áustria, tendo como professores em arquitetura de Art Nouveau, Otto Wagner e Carl von Hasenauer, cujas teorias do funcional e do moderno influenciaram profundamente a sua obra. Ele ganhou o prémio Roma em 1895 e no ano seguinte ingressou na Wagner Studio.
Em 1898, estabelece-se em Viena. Em 1897, inspirado por Mackintosh e a Escola de Glasgow, foi um dos fundadores com Gustav Klimt da associação revolucionaria de artistas e arquitetos, a "Secessão de Viena". A partir de 1899, lecionou na Viena. Com a Secessão, Hoffmann desenvolveu fortes conexões com outros artistas. Ele projetou espaços de instalação para exposições Secession e uma casa para Moser, que foi construída 1901-1903. No entanto, ele logo deixou o Secessão em 1905, juntamente com outros artistas estilista devido a conflitos com os naturalistas realistas sobre as diferenças de visão artística e desacordo sobre a premissa de Gesamtkunstwerk. Com o banqueiro Fritz Wärndorfer e o artista Koloman Moser ele estabeleceu o Wiener Werkstätte, que duraria até 1932. Ele projetou muitos produtos para a Wiener Werkstätte dos quais cadeiras de design, mais notavelmente "Sitzmaschine Chair”, uma lâmpada, e conjuntos de copos chegaram a coleção do Museu de Arte Moderna , e um serviço de chá atingiu o Metropolitan Museum of Art .
Poltrona Sitzmaschine – 1905 Lâmpada Conjunto de copos Josef Hoffmann
Serviço de chá
O estilo de Hoffmann, eventualmente, tornou-se mais sóbrio e abstrato e limitou-se cada vez mais com as estruturas funcionais e produtos nacionais.
Em 1906, Hoffmann construiu a sua primeira grande obra, nos arredores de