simsimSobre Tudo e sobre o Nada
2680 palavras
11 páginas
Josef HoffmannArquiteto austríaco nascido em 1870, em Pirnitz, atual República Checa, e falecido em 1956, em Viena.
Estudou na Academia de Belas artes de Viena e foi discípulo de Otto Wagner, o principal mentor da arquitetura Arte Nova na Áustria. Foi um dos fundadores do movimento "secessão vienense", um grupo de artistas e arquitetos revolucionários que, apesar de influênciados pelo movimento da Arte Nova, tinha uma posição mais modernista que Josef Hoffmann.Entre 1899 e 1936 foi professor na Escola de Artes aplicadas de Viena e em 1903 funda um conjunto de oficinas para a produção de artesanato que se tornaram mundialmente famosos.
Hoffmann ficou conhecido com quatro moradias que concebeu em 1901 de volumes cúbicos e de contraste branco e negro, mas a sua obra prima foi o palácio Stoclet em Bruxelas (1905-1911) - residência de um importante banqueiro da época, que apesar de conter elementos decorativos típicos do estilo da "secessão vienense", aponta já caminho para as vanguardas modernistas das gerações vindouras.
Após a Primeira Guerra Mundial, Hoffmann foi nomeado arquiteto municipal de Viena e dedicou-se à conceção de habitações de baixo custo para operários.
Josef Franz Maria Hoffmann nasceu 15 de dezembro de 1870 , na aldeia de Pirnitz Morávia ( Brtnice ) , de Josef Franz Karl Hoffmann e Leopoldina Tuppy . Hoffmann cresceu com três irmãs e foi apelidado de Pepo . Seu pai era o prefeito da cidade e também um homem de negócios bem sucedido. Ele construiu uma fortuna considerável através da indústria do algodão local, garantindo o bem-estar da família. Hoffmann foi fortemente influenciada pelas tradições folclóricas locais da Morávia. O interesse de sua família no estilo Biedermeier iria influenciar o seu desenvolvimento como um arquiteto e designer.
Escola foi um desafio para Hoffmann. Com a idade de nove anos, transferiu-se para o ginásio local, em Iglau ( Jihlava ), onde Adolf Loos foi também um estudante. Hoffmann descobriu a instrução