EDUCA O ESPECIAL
TRABALHO DE FINALIZAÇÃO DE CURSO SOBRE:
AUTISMO
Prof.ª MARIA APARICIDA ROATTI GOMES
EST. ALESSANDRA BARBOSA DE CARVALHO CORREIA
EST. MARTA MELINDA MENDES
VIANA-ES
DEZEMBRO/2014
SUMÁRIO:
O QUE É ESTUDO DE CASO
INTRODUÇÃO
O AUTISMO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
O TEACH
EXEMPLO DE ATIVIDADE
TECNOLOGIA ASSISTIVA
REFERENCIAS
ESTUDO DE CASO
Estudo de caso é um instrumento pedagógico que apresenta um problema mal estruturado.
E o que é um problema mal estruturado? É aquele que não tem uma solução pré-definida, exigindo empenho do aluno para identificar o problema, analisar evidências, desenvolver argumentos lógicos, avaliar e propor soluções.
Pode também ser definido como um problema que reproduz os questionamentos, as incertezas e as possibilidades de um contexto, que dispara a necessidade de uma tomada de decisão. O processo de chegar a uma decisão, por meio da análise e discussão individual e coletiva das informações expostas no estudo de caso, promove o raciocínio crítico e argumentativo dos alunos.
Em função dessas características, o caso é considerado um valioso instrumento pedagógico, que desafia o aluno a raciocinar, argumentar, negociar e refletir – habilidades bastante demandantes do ponto de vista cognitivo e social.
A tendência do Estudo de Caso é tentar esclarecer decisões a serem tomadas. Ele Investiga um fenômeno contemporâneo partindo do seu contexto real, utilizando de múltiplas fontes de evidências. Os estudos de caso podem ser:
Exploratórios: quando se que encontrar informações preliminares sobre o assunto estudado. Para Estudos de Casos explanatórios, uma boa abordagem é quando se utiliza de considerações rivais, em que existem diferentes perspectivas, aumentando as chances de que o estudo seja um modelo exemplar.
Descritivos: cujo objetivo é descrever o Estudo de Caso.
Analíticos: quando se quer problematizar ou produzir novas teorias que irão procurando problematizar o seu objeto, construir ou desenvolver