Durkhein Ficha
CCJE - Centro De Ciências Jurídicas e Econômicas
Curso: Administração - Matutino : 2015/01
Disciplina: Sociologia Geral / Professora: Rachel franzan
Aluno: Willian Gomes De Oliveira
QUINTANEIRO, Tania; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira; OLIVEIRA, Márcia Gardênia Monteiro de. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim, Weber. 2. ed. rev. ampl. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
UM TOQUE DE CLASSICO: Èmile Durkhein
INTRODUÇÃO
“Émile Durkheim foi um dos pensadores que mais contribuiu para a consolidação da Sociologia como ciência empírica e para sua instauração no meio acadêmico, tornando-se o primeiro professor universitário dessa disciplina”. (p.60)
“O sociólogo francês viveu numa Europa conturbada por guerras e em vias de modernização, e sua produção reflete a tensão entre valores e instituições que estavam sendo corroídos (...)”. (p.60)
“As referências (...) por um lado, a Revolução Francesa e a Revolução Industrial e, por outro, o manancial de idéias que, sobre esses mesmos acontecimentos, vinha sendo formado por autores como Saint-Simon e Comte”. (p.60)
“O industrialismo, com sua incontida força de transformação, impunha-se a todos como a marca decisiva da sociedade moderna”. (p.60)
“Durkheim recebe também a influência da filosofia racionalista de Kant, do darwinismo, do organicismo alemão e do socialismo de cátedra. Mas seu pensamento não apenas faz eco às idéias recebidas, senão que as refunde num novo sistema, chegando com freqüência a contestar tendências intelectuais dominantes de seu tempo”. (p.61)
A ESPECIFICIDADE DO OBJETO SOCIOLÓGICO
“a ciência “das instituições, da sua gênese e do seu funcionamento”, ou seja, de “toda crença, todo comportamento instituído pela coletividade”. (p.68)
“ (...) o fato social (...) dotado de vida própria (...)exerce sobre seus corações e mentes uma autoridade que os leva a agir, a pensar e a sentir de determinadas maneiras. (...) leis específicas e necessita de um