Durkheim
Título: UM TOQUE DE CLÁSSICOS
Autor: MARX, DURKHEIN e WEBER
Indicado para: Fund. Sócios- Antropológicos e Educação Física
Acadêmico: Diego Alexander de Arruda Silva
RESUMO
Karl Marx com suas formulações as quais abordavam a vida social principalmente da sociedade capitalista provocaram bastante impacto no meio dos intelectuais da época. Grande defensor do Iluminismo Marx acreditava que a razão aparecia como um instrumento que apreendia a realidade e construção de uma nova sociedade mais justa.
Na Europa surge uma nova abordagem para inicio de uma nova dimensão bem mais real e povoada de substancias. A filosofia de Friederich Hegel, pensador alemão defendia que tudo que é racional é real e a realidade histórica acaba desenvolvendo enquanto uma manifestação da razão num processo de auto-superação desenvolvido pelo conflito e pela contradição. O auto-controle também recebe uma perda por parte dos seres humanos, subjugados pela sua própria criação com a preocupação apenas da riqueza da vida material. Após sua morte seus pensamentos foram seguidos ate certo ponto e assim deu-se a origem a duas novas tendências uma conservadora de direita e outra de esquerda a qual era formada por Marx e Engels. Após não se deixarem se seduzirem pelas teses de Feuerbach que foi hegeliano de esquerda, porém a teoria marxista articula a dialética e o materialismo sob uma perspectiva histórica negando assim o idealismo hegeliano e também o materialismo dos neo-hegelianos, com questionamentos do materialismo feuerbachiano por parte de Marx e Engels, onde os dois defendiam que a alienação associa-se às condições materiais de vida e somente a transformação do processo de vida real, por meio da ação política, poderia extingui-la.
Para muitas vezes atender as suas carências os seres humanos buscam produzir novos meios, e assim criam e recria com um processo o qual e transformado a cada geração, assim Marx afirma que por meio da interação tanto com a