Durkheim
Émile Durkheim é apontado como um de seus primeiros grandes teóricos. Ele e seus colaboradores se esforçaram por emancipar a sociologia das demais teorias sobre a sociedade e constituí-la como disciplina rigorosamente científica. Durkheim definiu com precisão o objeto de estudo da Sociologia, estabeleceu um método para analisar os fenômenos sociais e escreveu várias obras, dentre elas podemos citar: As regras do método sociológico; Da Divisão do Trabalho Social; O Suicídio; As Formas Elementares da Vida Religiosa.
2.Por que Durkheim se distingue dos outros positivistas?
Durkheim se distingue dos demais positivistas porque suas ideias ultrapassaram a reflexão filosófica e chegaram a constituir um todo organizado e sistemático de pressupostos teóricos e metodológicos sobre a sociedade.
3.Segundo Durkheim, qual é o objeto de estudo da Sociologia? Defina-o e classifique-o.
Para Durkheim, o objeto da Sociologia são os fatos sociais, os quais devem ser estudados como "coisas". Segundo Durkheim, o homem é um animal que só se humaniza pela socialização.
Para Durkheim, as características principais:
a) São coercitivos (coercitividade) – exercem uma força coercitiva sobre os indivíduos. Tudo que o homem faz, pensa e sente é condicionado pela sua convivência e aprendizado no grupo. Para Durkheim não existe vontade livre, uma vez que até os nossos mais secretos desejos são determinados pelo grupo social no qual estamos inseridos.
b) São exteriores (exterioridade) – existem fora dos indivíduos e bem antes dos mesmos. Ou seja, os fatos sociais são determinados por normas e regras que existem independente da nossa vontade, e fora da nossa consciência individual.
c) São Gerais (generalidade) – são válidos para todos os indivíduos do grupo social.
4.Segundo Durkheim quais são os procedimentos que o pesquisador deve ter para realizar uma pesquisa com objetividade científica?
A explicação