Durkheim
1) Por que para Dukheim a Solidariedade Mecânica é uma Solidariedade por Semelhança?
R- Para Durkheim um grupo situado localmente, relativamente isolado dos demais, que tem vida própria. Comporta uma solidariedade mecânica, por semelhança, mas pressupõe também a separação com relação ao mundo externo.
2) Qual a relação entre solidariedade orgânica e consenso?
R- A solidariedade orgânica é aquela em que o consenso, isto é, a unidade carente da coletividade, resulta de uma diferenciação, ou se exprime por seu intermédio. Os indivíduos não se assemelham, são diferentes.
3) O que é uma Sociedade Segmentária? E como Durkheim exemplifica.
R- A Sociedade Segmentária se basta a si mesmo, tem pouca comunicação com o mundo exterior. Portanto a organização segmentária contradiz os fenômenos gerais da diferenciação, designados pela expressão da solidariedade.
4) O que é Consciência Coletiva? Como ela ocorre nas sociedades de Solidariedade Mecânica e na Sociedade Orgânica?
R- Consciência Coletiva é o conjunto de crenças e de sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade forma um sistema determinado que tenha sua vida própria. Na solidariedade mecânica a consciência coletiva abrange a maior parte das consciências individuais, a fração das existências individuais submetidas a sentimentos comuns é quase co-extensiva com a existência humana. Na solidariedade orgânica Durkheim observa uma redução da esfera da existência que cobre a consciência coletiva, um enfraquecimento das reações coletivas contra a violação das proibições e, sobretudo uma margem maior na interpretação individual dos imperativos sociais.
5) Para Durkheim o indivíduo nasce da sociedade, e não o contrário?
R- Durkheim afirma que o indivíduo nasce da sociedade, e não que a sociedade nasce dos indivíduos.
6) O que Durkheim entende por “Fenômenos Jurídicos”? Como eles são classificados? Em que tipo