Consultoria contábil
Entende-se por consultoria contábil o acompanhamento dos trabalhos contábeis de uma entidade em relação a todos os seus setores (departamento de pessoal, departamento fiscal, departamento financeiro e departamento contábil) no sentido de dar suporte aos sócios ou titular da verdadeira situação patrimonial, econômica e financeira da empresa.
Essa atividade é exercida com mais ou menos intensidade à medida que a economia assume maior grau de desenvolvimento a exigir dos agentes econômicos uma relação de mais completa interação e, especialmente, quando as empresas operam em ambiente competitivo. Nesta ambiência de ebulição e de competitividade da economia é que a consultoria empresarial recebe uma longa faixa de atenção, prestando serviços diversos com grande abrangência em todos os setores econômicos - indústria, comércio e serviços, tanto nas empresas públicas quanto nos estabelecimentos privados, residindo nestes últimos seu principal mercado.
FORMA ADMINISTRATIVA
A maneira como funciona o processo produtivo de um escritório de consultoria é basicamente intelectual com aplicações práticas. Teoria e prática estão muito alinhadas e convergem pela busca do melhor resultado para o cliente e para o seu escritório de consultoria.
Uma das primeiras etapas para o processo produtivo depois de montar o seu escritório de consultoria é a conquista de novos clientes, seja por meio de contato com sua rede profissional, de divulgação publicitária, de visitas às empresas ou outros meios;
Divulgada a sua empresa de consultoria, começa o contato com o cliente. Após esse contato e havendo o pedido por parte cliente, é hora de redigir e fechar o contrato de serviços. Em seguida, uma pré-análise das necessidades do cliente é feita para entender e buscar soluções para o caso.
Depois disso, seguem vários procedimentos como: criação do contrato de consultoria, aprovação do contrato, investigação e análise dos fatos, proposições de soluções