Ibge de caragua
* * * * *
CARAGUATATUBA SÃO PAULO
HISTÓRICO
Não há precisão quanto à data da fundação de Santo Antônio de Caraguatatuba, mas por de documento da época, quando João Blau era Capitão Governador da Capitania de Nossa Senhora do Itanhaem, acredita-se foi entre 1653 e 1654.
Por ordenação em 1770, do Governador da Capitania de São Paulo, D. Luiz Antônio de Souza Botelho Mourão, o Sargento Joaquim da Silva Coelho, Comandante do destacamento de São Sebastião, construiu a cadeia, casas para a Câmara e outros fins públicos, ajustou um capelão e abriu ruas.
No entanto, a povoação não prosperou, ou a ordenação não foi cumprida, pois quando em 1807, por lá passou em correição o Ouvidor-Geral Joaquim Procópio Picão Salgado, nada foi observado, conhecendo-se Caraguatatuba como a "vila que desertou".
A situação aos poucos se inverteu nos 40 anos seguintes, pois Caraguatatuba progrediu e foi elevada à categoria de freguesia em março de 1847, com o nome ainda de Santo Antônio de Caraguatatuba.
Dez anos depois, em abril de 1857, passou à categoria de Vila (Município) e em novembro de 1947, à Estância Balnearia.
O topônimo Caraguatatuba provém do tupi "carauatá-tyba" = abundância de gravatá ( planta da família das bromeliáceas ), segundo Theodoro Sampaio, ou " Curaá-guat-atybo "= enseada com altos e baixos (Dicionário Geográfico da Província de São Paulo, de João Mendes de Almeida).
GENTÍLICO: CARAGUATATUBENSE
FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
Distrito criado, com a denominação de Caraguatatuba, por Lei Provincial no 18, de 16 de março de 1847, no Município de São Sebastião.
Elevado à categoria de Município com a denominação de Caraguatatuba, por Lei Provincial no 30, de 20 de abril de 1857 desmembrado de São Sebastião. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 23 de novembro de 1857.
Cidade por Lei Estadual nº 1038, de 19 de dezembro de 1906.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o Município de