aaaa
6 - TURISMO E INCLUSÃO SOCIAL
Propomos o debate voltado à compreensão do papel do turismo na recuperação psicofísica e ascensão sociocultural e econômica dos indivíduos, na promoção da igualdade de oportunidades, da equidade, da solidariedade e do exercício de cidadania; da inserção de pessoas, grupos e regiões que por motivos variados podem ser considerados excluídos da fruição do turismo.
Para isso sugerimos a seguinte abrangência temática: Turismo e inclusão social; deficiência e acessibilidade; grupos sociais de interesse turístico; histórico do turismo social; turismo e estratificação social; segmentos populares em situação de vulnerabilidade; pequenos e micro empreendedores do turismo; efeitos multiplicadores do turismo; políticas públicas de turismo e inclusão; Turismo: Trabalho Formal e informal.
XI ENCONTRO NAC ION AL DE TURISMO COM BAS E LOCAL
Turismo e Tr ansdisciplinaridade: n ov os desafios
Niterói - RJ
12 a 14 de abril de 2010
A COMERCIALIZAÇÃO DE TAPIOCA NA ORLA DE MACEIÓ: PATRIMÔNIO
CULTURAL, TURISMO E DESENVOLVIMENTO LOCAL 1
Milena Beatrice Lykouropoulos
Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente milenalyk@ig.com.br Lindemberg Medeiros de Araujo
Doutor em Planejamento Turístico / Universidade Federal de Alagoas (UFAL) lindemberg@pq.cnpq.br RESUMO
Este trabalho tem como objetivo analisar a atividade de comercialização de tapiocas na orla marítima de Maceió, com vistas a entender as mudanças socioeconômicas experimentadas pelas tapioqueiras através dessa atividade. A situação socioeconômica das pessoas envolvidas com a comercialização das tapiocas antes e depois do seu envolvimento com a atividade é caracterizada, bem como as mudanças socioeconômicas e os impactos sobre a qualidade de vida das tapioqueiras e demais pessoas envolvidas com a comercialização da tapioca. O referencial teórico inclui o conceito de patrimônio cultural, a importância da gastronomia e algumas definições de desenvolvimento