O desenvolvimento da cultura - Ruth benedict
Escola de Ciência da Informação
Biblioteconomia – Noturno
Cultura e Informação
Professor: Solange Macedo
Aluno: Lucas Corrêa da Cunha Silva
BENEDICT, Ruth. O desenvolvimento da cultura. In: SHAPIRO, Harry L. Homem, cultura e sociedade. Rio de Janeiro: fundo de Cultura S.A., 1966, Cap. 8
“Mesmo quando lemos a respeito da destruição da Grécia pelos romanos ou da destruição de Roma pelos gôdos, estamo-nos instruindo sobre desenvolvimento cultural, pois desenvolvimento e destruição andam lado a lado. A cultura, da mesma forma que cresce também destrói, e ao destruir determina novo desenvolvimento.” (p. 223)
“A raça humana é única entre todas as espécies animais, devido ao progresso realizado de então até hoje. Só o homem tem enriquecido constantemente seu modo de vida pela invenção e pela aprendizagem complexa.” (p. 223)
“Aprende não apenas como os demais mamíferos, por imitação e experiência individual, mas pela experiência transmitida até a geração atual pelos milhares de antecedentes agora mortos e desaparecidos.” (p. 224)
“O desenvolvimento da cultura no decorrer da história criou para a raça humana um ambiente, feito pelo próprio homem, muito diferente daquele oferecido pela natureza.” (p. 224)
“Esta longa história do poder criador do homem no desenvolvimento da cultura, começa há muito tempo, com o primeiro aparecimento da espécie humana. Para nós, hoje, o homem da Idade da Pedra parece culturalmente pobre, por termo-nos distanciado tanto dele. No entanto, ele já havia iniciado o processo essencialmente humano de inventar e transmitir suas invenções a seus descendentes.” (p. 224)
“Talvez mais significativa ainda tenha sido a gradual invenção da linguagem.” (p.225)
“Não podemos saber quando a linguagem humana se tornou um conjunto complexo de símbolos, mas seguramente resultou de um longo e lento processo.” (p. 225)
“Embora essa regularidade de formas mantidas através dos séculos nos lembre os ninhos