atps - lep
1.1
1.2
1.3
2. A monarquia é uma forma de governo aonde o chefe de estado é o monarca que comanda o sistema politico(legislação, exculsão e justiça), ele se mantem no poder até a sua morte ou abdicação .
Segundo a tradição esse regime é hereditário, na grande maioria das vezes , um monarca raramente tem seus poderes políticos limitados .
Apesar de a característica mais comum das monarquias é ela ser hereditária , existem vários relatos de monarquia eletiva, no qual o chefe de governo é eleito por meio de votação e tem cargo vitalício.
A monarquia foi um regime muito comum na Europa durante a idade media e moderna , esse sistema perdura até hoje e ficou conhecido como absolutismo e persistiu durante anos , porem em 1789 com a revolução Francesa esse sistema de governo entrou em decadência , porque ele já não respondia às mudanças sociais em processo.
Com a crise da monarquia após a Revolução Francesa uma nova forma de governo surgiu e foi adotado por alguns países como o Brasil .
2.1 O presidencialismo tem como base doutrinária a teoria politica de separação e controle reciproco dos poderes , por isso nesse sistema o governo é composto por presidente (chefe de estado) , congresso que cuida das funções legislativas(senado, câmara dos deputados) e pela suprema corte ( para as questões judiciais ). O poderes judiciários legislativo e executivo são independentes entre si e funcionam em harmonia.
O poder do presidente limita-se a representar o pais interna e externamente ,firmar tratados , comandar as forças armadas , encaminhar projetos de lei ao congresso , responder pelas administração e pelas decisões nos setores de executivo e escolher os ministros de estado. O presidente é definido por meio de eleição.
3. Sistema de