Extração de Solventes
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO DEPARTAMENTO AGROTECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA
CURSO: AGRONOMIA
TURMA: 01
DOCENTE: CLAUDIO COSTA DOS SANTOS
AULA PRÁTICA 04: Extração de Solvente
MOSSORÓ
2014
Assunto
Extração de Solventes.
Objetivos
Neste experimento faremos misturas entre duas substâncias com a água destilada e após o término do procedimento iremos calcular o resultado final da extração do solvente.
Introdução
É de fundamental importância o conhecimento e o manuseio de vidrarias, assim como o modo de funcionamento da balança de precisão, da capela e da chapa aquecedora. No decorrer do experimento, iremos realizar um preparo de uma solução de Iodo e Iodeto de potássio. Posteriormente será feita a extração do solvente para que se calcule o peso do soluto. Todos esses processos são seguidos com o auxílio das práticas e conhecimentos anteriores (utilização das vidrarias, da balança etc). Será apresentada na forma prática, a polaridade da água destilada, do iodo, do iodeto de potássio e do hexano. Veremos com quem cada substância irá misturar, assim como quais não se unirão.
Fundamentação Teórica
Polaridade Chamamos de polaridade a capacidade que as ligações possuem de atrair cargas elétricas, e o local onde ocorre este acúmulo denominamos de pólos, estes se classificam em pólos negativos ou positivos. Em química, polaridade refere-se à separação das cargas elétricas fazendo com que moléculas ou grupo funcionais formem dipolos elétricos. Moléculas polares interagem através de dipolos-dipolos (força intermolecular) ou ligações de hidrogênio. A polaridade molecular depende da diferença de eletronegatividade entre os átomos, assim como a geometria molecular.