Extracao de solventes
Extração com Solventes
Vila Velha
Novembro - 2012
Extração com Solventes
Relatório do Curso de Graduação em Engenharia de Produção apresentado ao Centro Universitário Vila Velha - UVV, como parte das exigências da Disciplina Química Experimental sob orientação do Professor
Vila Velha
Novembro – 2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 2. OBJETIVO 3. MATERIAIS E SOLVENTES 4. PARTE EXPERIMENTAL........................................................................... 5. RESULTADOS E DISCUSSÕES 6. CONCLUSÃO 7. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
1. INTRODUÇÃO
Os materiais encontrados na natureza são, em geral, misturas de várias substâncias. Mesmo em laboratório, quando tentamos preparar uma só substância, acabamos, normalmente, chegando a uma mistura de substâncias.
Torna-se então importante, nos laboratórios e também nas indústrias químicas, separar os componentes das misturas até que cada substância pura fique isolada das demais.
A extração é, em geral, o processo em que se utiliza um líquido que consegue “retirar” um componente de uma mistura. Por exemplo, a “água de bromo”, - água que contém pequenas quantidades de bromo em solução. Agitando-se a “água de bromo” com clorofórmio e deixando-se o conjunto em repouso, formam-se duas camadas líquidas: a inferior contém bromo dissolvido em clorofórmio e a superior contém água praticamente sem bromo. Dizemos então que o clorofórmio “extraiu” o bromo da água.
O processo de extração, ou seja, a separação, com solventes é geralmente empregada quando se quer isolar uma substância que se encontra dissolvida em outra substância líquida. Às vezes, a substância a isolar está misturada com um sólido insolúvel nos solventes orgânicos.
2. OBJETIVO
•