Extração por solvente
Biotecnologia
Extração por solvente
Alexandre Helmer da Paixão
Aline Silvestre
Allyson Quenups
Ingrid Rosa
Vila Velha
2014
Sumário
1 Resultados e Discussão..........................................................................................02
2 Conclusão................................................................................................................07
3 Referências Bibliográficas.......................................................................................08
Resultados e Discussão
A extração com solvente consiste na remoção de um composto orgânico de uma solução por agitação com um segundo solvente, no qual o composto orgânico seja mais solúvel, e que seja imiscível com o líquido que contém a substância. Duas fases, então, são formadas, e a fase que tem o produto desejado pode ser separada. Assim, neste processo de extração por solvente fazemos uso das diferenças de solubilidade das substâncias, nos vários solventes, para separá-las umas das outras. Para extrair com solvente uma mistura líquida é necessário, naturalmente, usar um solvente que não seja miscível com o líquido da mistura. Temos assim a formação de duas fases líquidas, por exemplo, uma fase aquosa e uma fase etérea.
Um soluto qualquer, que esteja nesse sistema, distribui-se entre as duas fases líquidas. No equilíbrio a relação das concentrações do soluto nas duas fases é aproximadamente constante (para uma dada temperatura), independentemente da concentração total. Esta relação, designada como coeficiente de distribuição, ou coeficiente de partição, é aproximadamente igual à relação das solubilidades do soluto nos dois solventes.
Neste experimento, fizemos a extração simples e múltipla da mistura de solução ácida (fase aquosa) com éter etílico (fase etérea).
O ácido acético possui um tipo especial de interação dipolo-dipolo, chamada ligação de hidrogênio, esta ligação ocorre entre o hidrogênio