Graduada
Cinemática:
A cinemática é a parte da Mecânica que descreve os movimentos dos corpos, sendo principalmente os movimentos lineares e circulares. O estudo costuma estar dividido em Movimento Retilíneo Uniforme (M.R.U) e Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (M.R.U.V). A cinemática considera as seguintes variáveis: deslocamento (ΔS), velocidade (V), tempo (Δt), aceleração (a).
• Movimento retilíneo uniforme (MRU): é descrito como um movimento de um móvel em relação a um referencial, movimento este ao longo de uma reta de forma uniforme, ou seja, com velocidade constante. Usamos a seguinte fórmula para relacionar as grandezas:
ΔS= V.Δt
• Movimento retilíneo uniforme (MRU): é descrito como um movimento de um móvel em relação a um referencial, movimento este ao longo de uma reta de forma uniforme, ou seja, com velocidade constante. Diz-se que o móvel percorreu distâncias iguais em intervalos de tempo iguais. No MRU a velocidade média assim como sua velocidade instantânea são iguais. Usamos as seguintes fórmulas para relacionar as grandezas:
ΔS= V₀.t + ½.a.t²
V²= V₀² + 2.a.ΔS
• Movimento circular uniforme (MCU): é o movimento no qual o corpo descreve trajetória circular, podendo ser uma circunferência ou um arco de circunferência. A velocidade escalar permanece constante durante todo o trajeto e a velocidade vetorial apresenta módulo constante, no entanto sua direção é variável. A aceleração tangencial é nula (at = 0), porém, com a aceleração centrípeta não ocorre o mesmo, ou seja, a aceleração não é nula (ac ≠ 0). A direção da aceleração centrípeta, em cada ponto da trajetória, é perpendicular à velocidade vetorial e aponta para o centro da trajetória. O módulo da aceleração centrípeta é escrito da seguinte forma: ac = v2/r
(Onde r é o raio da circunferência descrita pelo móvel).
• Movimento circular uniformemente variado (MCUV): consiste num movimento de uma partícula sobre uma circunferência com velocidade angular constante. O vetor